COMENDO LIVRO

Um projeto de leitura aberta através de lives no Instagram apresentado por Augusto Luiz

Muitas pessoas não conseguem priorizar o tempo do seu dia para a leitura de conteúdos que poderiam lhes trazer reflexões e benefícios à sua vida e é praticamente ineficiente exigir que quem nunca manteve o hábito da leitura durante sua vida o conquiste de maneira súbita e m parte já avançada da mesma. 

Com o objetivo de aproximar-me de pessoas que se sintam interessadas ou minimamente curiosas com assuntos relacionados à vida cotidiana, principalmente através de um olhar crítico da psicanálise, decidi criar o projeto Comendo Livro, que faz alusão à leitura obsessiva ("comer livro"), bem como ao momento destinado para esta prática: o horário de descanso do almoço (meio dia e meia - pelo menos hipoteticamente).

A intenção não é se restringir aos livros de psicanalistas. Contudo, preferencialmente o serão. 

Os livros são como janelas para a imaginação que,
uma vez abertas, jamais retornam a se fechar.

Onde e quando posso assistir aos episódios?

Os episódios vão ao ar ao vivo pelo Instagram às segundas e quartas-feiras às 12h30 (horário de Brasília, Brasil) e suas gravações são disponibilizadas no canal de YouTube para assistir onde, quando e quantas vezes quiser

#01 - Comendo Livro - O Sentido da Vida, de Contardo Calligaris

A primeira obra escolhida para o projeto de leitura Comendo o Livro foi O Sentido da Vida, de autoria do Contardo Calligaris, um psicanalista italiano radicado no Brasil desde a década de 90.

A obra foi inspirada a partir da soma de ocorrências de sua vida: uma resposta dada em uma entrevista em meados de 2014 a respeito da "felicidade"; a inspiração que essa resposta deu para a escolha da temática de uma jornada da Fronteiras do Pensamento, ocorrida em 2019; e, por fim, muito provavelmente, sua circustância de (final de) vida dada sua idade e questões de saúde relacionadas a um câncer.

Uma aventura breve (a leitura), recheada de profundas e abrangentes reflexões a respeito das diferentes possibilidades de se dar sentido à vida.

#02 - Comendo Livro - O Palhaço e O Psicanalista, de Cláudio Thebas e Cristian Dunker

A segunda obra escolhida para o projeto de leitura Comendo o Livro foi O Palhaço e O Psicanalista, de coautoria do Cláudio Thebas e do Cristian Dunker.

A obra foi inspirada na prática destes dois profissionais, um enquanto palhaço e outro enquanto psicanalista, lidando diariamente com as questões relacionadas ao que a grande maioria das pessoas desejam: serem escutadas (de alguma maneira).

Uma aventura recheada de profundas e abrangentes reflexões a respeito das diferentes possibilidades de praticar a escuta para transformar vidas (a sua ou a de outra pessoa).